Homeopatia: ciência ou ficçäo? meta-análise da teoria da homeopatia

Publication year: 1989
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola Nacional de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

A doutrina da Homeopatía desde sua elaboraçäo pretende estar em conformidade com os fatos, ou seja, ser uma verdade científica. Na atualidade, para poder ser assim considerada, é necessário que seja uma doutrina muito especial: uma teoria científica, isto é, um corpos de idéias com o rganizaçäo lógica e passível de comprovaçäo empírica mediante dados experimentais.

Alguns dos principais critérios metacientíficos demonstram que a doutrina da Homeopatia:

(1) apresenta-se como um esboço de teoria, isto é, como uma teoria fenomenológica (estágio de protociência); (2) possui uma organizaçäo lógica intuitiva (näo é um sistema hipotético-dedutivo); e (3)está impedida de aperfeiçoamento por importantes obstaculos; as conjecturas que a doutrina contém, além de serem julgamentos (enunciados) da experiência imediata, näo encontram apoio em nenhuma teoria científica; de tais julgamentos nada podemos inferir, mesmo porque podem resultar de erros de percepçäo, sendo portanto inúteis para a construçäo da ciência. A teoria fenomenológica da Homeopatia paga um alto tributo por abusar das referências operativas e ter seus postulados de interpretaçäo baseados na doutrina hipocrática (vitalista): transformou-se em uma teoria conceitualmente superficial, vaga e antropocêntrica e filosoficamente confusa. Isto ocorre por pretender com os conceitos "sintoma" e "princípio vital" näo somente explicar (aspecto gnosiológico) como intervir (aspecto pragmático, tecnológico) em todos os fatos e propriedades biológicas...

More related