Fatores de risco de câncer de mama em pacientes do Instituto Nacional de Câncer do Rio de Janeiro 1976-1977

Publication year: 1984
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola Nacional de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Foi realizado um estudo tipo caso-controle em pacientes atendidas no Instituto Nacional de Câncer do Rio de Janeiro nos anos de 1976 e 1977. O grupo de casos foi constituído por 175 mulheres com câncer de mama e os controles foram 295 mulheres com patologia benigna de mama. O critério estabelecido para inclusäo nos dois grupos de estudo foi o diagnóstico histopatológico confirmado no ano de inscriçäo no serviço. O objetivo do estudo foi comparar os dois grupos quanto a alguns fatores de risco de câncer de mama.

Os dados incluídos no estudo foram:

idade, cor, situaçäo previdenciária, estado civil, escolaridade, vínculo empregatício, história de antecedentes familiares de câncer de mama, idade da menarca, número de gestaçöes, história de abortos espontáneos e provocados, número de lactaçöes, história de mastite prévia, história de uso e duraçäo do uso de anovulatórios, idade a menpausa, lateralidade da lesäo e tempo de evoluçäo da doença. Um fator fortemente associado com o risco de câncer de mama é a idade. Por este motivo, após uma comparaçäo dos dois grupos de patologia quanto aos diversos fatores, encontrou-se associaçäo estatística naqueles que também estäo diretamente influenciados pela idade como estado civil, escolaridade, vinculo empregatício, número de gestaçöes, história de abortos provocados, história de uso de anovulatórios. Após controlar-se o fator idade, essas associaçöes näo foram estatisticamente significativas

More related