Publication year: 1987
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Esta pesquisa teve por objetivos:
testar a eficiência de texto programado para leitura e escrita iniciais quando aplicado na recuperaçäo Paralela e comparar a freqüência de interaçäo individual do professor com alunos adiantados e em Recuperaçäo. Os sujeitos foram 37 escolares do ciclo Básico e de classes especiais de deficientes mentais, além das duas professoras destes últimos (Pa e Pb). Os alunos, de ambos os sexos, foram distribuidos em cinco grupos: GE1RLE (con.), GE2RLE (con.), GE3RLE(ext.), GTCIC-GE3 e GCSR. Utilizou dois tipos de procedimentos:
o dos alunos consistiu na aplicaçäo de 58 sessöes, de 120 minutos de duraçäo, para cada grupo experimental, de dois programas distinto, enquanto que o dos professores consistiu no treino para emissäo de comportamentos desejáveis. Os resultados indicaram, quanto a leitura e escrita, diferenças estatisticamente significantes entre Pré e Pós-testes, especialmente para o GE1RLE (con.) GE2RLE (con), nas seis provas aplicadas, o mesmo ocorrendo no Pós-teste, entre GE1 RLE (con.) xGCSR, e GE2RLE (con.) xGCSR. Quanto a categoria predominante no repertório das duas professoras, foi "interaçäo individual", especialmente com alunos em Recuperaçäo - diferanças estatisticamente significantes - no caso de Pa. Conclui-se, quanto ao desempenho dos alunos, que o procedimento mais efetivo foi o Esquema de Avaliaçäo Concentrada, usado no GE1RLE (con.) e GE2RLE (con.), sem diferenças estatísticas entre eles