Contribuiçäo ao estudo da grávida portadora de cardiopatia chagásica: estudo retrospectivo

Publication year: 1990
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Analisou-se 80 prontuários de gestantes portadoras da forma crônica cardíaca da doença de Chagas, pertencentes ao Programa de Atendimento à Gestante Cardíaca do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de Säo Paulo, atendidas no período compreendido entre janeiro de 1975 e fevereiro de 1985.

As seguintes informaçöes foram buscadas:

identificaçäo; idade; raça; procedência; número de gestantes; paridade; data provável do parto; data do parto; tipo de parto; ocorrência de aborto ou óbito fetal; sexo e peso do recém-nascido; fármacos utilizados pela paciente durante a gestaçäo; eletrocardiograma de 12 derivaçöes realizado entre a 25ª e 38ª. semana; grau funcional da doença cardíaca observado entre a 25ª e 38ª. semana. Conclui-se que na presente casuística a cardiopatia chagásica näo limitou o número de gestaçöes, näo predispos à prematuridade, näo promoveu antecipaçäo da data do parto e, näo afetou significativamente o peso do nascituro. O número de abortos ou óbitos fetais que ocorreram anteriormente à gestaçäo atual foi considerado elevado. É enfatizada a importância da entidade em termos de Saúde Pública, chamando-se a atençäo para os cuidados especiais requeridos por essas pacientes

More related