Comparaçäo da fórmula de Friedewald com a ultracentrifugaçäo analítica durante o tratamento das dislipidemias

Publication year: 1990
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

A formula de Friedewald para cálculo do LDL-colesterol tem sido usada largamente, como método simplificado, em substituiçäo ao método caro e sofisticado da dosagem do colesterol da LDL separada por ultracentrifugaçäo preparativa ou analítica. Apesar de diversos trabalhos compararem estas duas metodologias, näo foram encontrados estudos que as comparassem na vigência de medidas terapêuticas dietéticas ou medicamentosas. Neste estudo foram submetidos a análise 86 pacientes hiperlipêmicos e confrontaram-se os dados obtidos pela fórmula de Friedewald, com os da ultracentrifugaçäo analítica, antes e após período de dieta e/ou medicamentos, especificamente Lovastatina, Clofibrate ou Bezafibrate.

Os valores obtidos pelos dois procedimentos:

(LDL-colesterol calculado e Sf 0-20 da ultracentrífuga analítica) mostraram boa correlaçäo antes e depois da terapêutica em dois grupos de pacientes, a saber: 1) Grupo que realizou apenas restriçöes alimentares. 2) Grupo em que além da dieta, foram utilizadas drogas, como a Lovastatina, Bezafibrate ou Clofibrate. Entretanto, analisando-se os pacientes conforme os níveis da trigliceridemia, observou-se que havia boa correlaçäo entre os dois métodos apenas quando estes valores eram observados em conjunto. Subdividindo-se os pacientes em 3 grupos conforme os níveis de triglicérides séricos, a saber: 1) abaixo de 150mg/dl; 2) entre 150 e 250 mg/dl e 3) acima de 250 mg/dl (embora abaixo de 400 mg/dl, como recomendado para utilizaçäo da fórmula), observou-se que a correlaçäo entre os métodos foi boa apenas nos grupos 1 e 2 (naqueles com trigliceridemia abaixo de 250 mg/dl), näo tendo sido boa no grupo 3 (com triglicérides acima de 250 mg/dl). Neste grupo, após período de tratamento, com dieta ou Fibrates, que levou à reduçäo dos níveis de triglicérides, para abaixo de 250 mg/dl (exceto em 1 paciente que apresentou após tratamento dietético trigliceridemia de 276 mg/dl), observou-se que a correlaçäo entre o LDL-colesterol calculado e as Sf 0-20 da ultracentrifugaçäo passou a ser boa. Em conclusäo, a fórmula de Friedewald é válida nas trigliceridemias até 250 mg/dl, e acima desta valor, o tratamento dietético e/ou medicamentos, com reduçäo dos níveis de triglicérides, faz com que a correlaçäo entre os dois métodos passe a ser boa

More related