A interpretaçäo e o fantasma na homossexuaçäo

Publication year: 1990
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A temática nuclear da tese é a evidência teorética-clínica da cura do sintoma histérico através do eixo transferência-interpretaçäo da análise. A cura advén dos efeitos da construçäo do fantasma fundamental do sujeito que acede ao discurso da homossexuaçäo ou ao discurso do traço perverso através do resgate do significante da castraçäo.

A exposiçäo da análise segue a linha mestra do fantasma que pretende responder à questäo da identificaçäo sexual do sujeito:

"o que é ser homem?" e "o que é ser mulher?". A questäo da identidade sexual do sujeito é também ligada à diferenciaçäo entre o gozo feminino e o gozo masculino, a qual é cosntruída na cifra do sintoma da metáfora histérica, que será decifrada através da interpretaçäo. O processo da cura será feito pelo deslocamento da encarnaçäo compulsiva do masoquismo feminino obsceno (o excesso do sentido do sujeito), suporte da prática do fantasma na vida sexual e social. Esta tese evidencia, através do material clínico, a hipótese de que a análise do sintoma era feita pela construçäo do fantasma, onde a interpretaçäo operou sobre a cifra do sintoma e sobre o gozo sexual, destituindo o mito do objeto da paixäo neurótica

More related