Versöes de um conto de fadas em crianças de 9 a 11 anos: aspectos cognitivos e afetivos

Publication year: 1990
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O objetivo dessa pesquisa foi estudar os aspectos afetivos e cognitivos envolvidos na apreensäo da estória do Chapéuzinho Vermelho, por crianças de 9 a 11 anos. Destacou-se como aspecto cognitivo a capacidade para reconstruí-la e recontá-la e como aspecto afetivo, a ressonância do mundo interno da criança sobre o conteúdo do conto. A amostra constitui-se de 30 crianças, divididas por idades (9,10 e 11 anos), metade de cada sexo, estudantes de um colégio particular de nível alto da cidade de Säo Paulo.

Cada criança passou por quatro entrevistas:

na primeira foi submetida à Prova de Rorschach; na segunda, ao Children Aperception Test (C.A.T.-A); na terceira, às provas operatórias de Conservaçäo do Peso e Volume e na quarta, foi entrevistada sobre a estória do Chapéuzinho Vermelho (versäo Perrault para metade dos sujeitos e versäo Grimm para a outra metade). Os resultados indicaram uma correspondência entre o modo de reconstituiçäo e o nível operatório das crianças, e uma interaçäo entre o aspecto afetivo destacado e o tipo de reconstituiçäo. O tipo de reconstituiçäo dos meninos foi diferente do das meninas. Discutiu-se as interaçöes e correspondências observadas entre os aspectos cognitivos e afetivos

More related