Fatores prognósticos de letalidade hospitalar por diarréia ou pneumonia: um estudo de casos e controles

Publication year: 1990
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola Nacional de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Diversos estudos sobre mortalidade infantil têm dado a conhecer alguns de seus aspectos importantes tais como, causa básica, distribuiçao etária, estrato social mais atingido, tendências temporais, etc. Particularmente a diarréia e pneumonia sao doenças comuns na populaçao de menores de um ano de idade, para as quais se dispoe de medidas terapêuticas relativamente simples propiciando um prognóstico favorável. Entretanto, a mortalidade infantil por essas causas é ainda relativamente alta, variando marcadamente de acordo com o "status" sócio-econômico da família da criança. Dentre as crianças hospitalizadas por diarréia ou pneumonia, doenças para as quais inexistem obstáculos técnicos de tratamento, algumas se recuperam enquanto outras cursam para o óbito. Com o objetivo de investigar as características das crianças que morreram (casos) e daquelas que foram internadas pelas mesmas causas e sobreviveram (controles), estudou-se os seguintes grupos de variáveis: condiçoes sócio-econômicas, ambientais e biológicas, antropométricas, tempo de amamentaçao e utilizaçao dos serviços de saúde. Foram incluídos no estudo amostra dos óbitos devido à diarréia ou pneumonia entre crianças hospitalizadas, residentes em nove municípios da Regiao Metropolitana do Rio de Janeiro e excluídos outros seis, considerados de difícil acesso. Os casos foram sorteados a partir do atestado de óbito. Os controles foram emparelhados aos casos segundo a causa básica de óbito, idade e local de hospitalizaçao. As informaçoes sobre causa e controle foram coletadas de registros hospitalares e entrevistas domiciliares.

Importantes perdas ocorreram nas últimas:

40% entre os casos e 50% entre nao foram localizados. Nao foram encontradas diferenças significativas entre os casos feitos e perdidos em termos de idade, sexo e área de residência. Usou-se a regressao logística nao-condicional para o cálculo dos "odds ratios" e dos intervalos de confiança a 95% para a estimativa dos riscos relativos em relaçao aos fatores prognósticos. Casos e controles apresentaram semelhança em relaçao à características sócio-econômicas e ambientais, encontrando-se associaçao significativa apenas para ocupaçao da mae e número de moradores por cômodos entre as crianças com diarréia; e , exclusivamente, para número de moradores por cômodo para aquelas com pneumonia. A prematuridade, baixo peso ao nascer, déficit peso/idade, presença de edema e mau estado geral na hospitalizaçao constituiram-se fatores prognósticos de l

More related