Buscando ouro, perdendo saúde: um estudo sobre as condiçoes de saúde no garimpo do Cumaru - Pará

Publication year: 1991
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola Nacional de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O propósito da presente pesquisa foi estudar as condiçoes de saúde no garimpo do Cumaru - Pará. Estudamos os determinantes e transformaçoes dos garimpos, relaçoes de trabalho, condiçoes de vida e trabalho dos garimpeiros. Na populaçao estudada predominou garimpeiros nordestinos, jovens, solteiros e alfabetizados com trajetória ocupacional rural-garimpeira.

Abordamos 3 problemas de saúde:

estado nutricional, malária e exposiçao mercurial. A avaliaçao do estado nutricional foi considerada normal. Constatamos que a malária é o principal problema de saúde referido pelos garimpeiros. Embora existam evidências clínicas e laboratoriais, a intoxicaçao mercurial aguda nao se constitue como um problema coletivo tanto quanto a exposiçao mercurial. Ralaciona-se a reposiçao da mao-de-obra para os garimpeiros a políticas autoritárias e excludentes para a Amazônia, além da estrutura agrária brasileira. Recomenda-se a continuaçao de estudos epidemiológicos nos garimpos

More related