Mortalidade por câncer de trato digestivo no Estado do Rio de Janeiro: uma apreciaçao por estratificaçao

Publication year: 1991
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola Nacional de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O trabalho sobre a distribuiçao geográfica do câncer constituem, ainda hoje, inegável contribuiçao para estudos de natureza etiológica. Os tumores de trato digestivo revelam uma riqueza enorme de possibilidades de estudo, que encontra sua forma de expressao tanto na maneira como se distribuem no mundo, como no modo direto de contato com possíveis fatores exógenos, cuja participaçao na etiologia do câncer é amplamente aceita. O principal objetivo deste trabalho foi caracterizar perfil de mortalidade por neoplasmas de lábio, boca e faringe, de aparelho digestivo no Estado do Rio de Janeiro, no triênio 1979-1981. A análise foi estabelecida em duas etapas distintas. A primeira, visou a descriçao dos padroes de mortalidade pelas principais localizaçoes anatômicas de câncer do trato digestivo segundo as variáveis mencionadas anteriormente e estabeleceu comparaçoes regionais. Para apreciar tais diferenciais, foram utilizados indicadores como anos potenciais de vida perdidos e taxas cumulativas; e índices como amplitudes de variaçao e razao de taxas padronizadas. Além disso, procedeu-se a um mapeamento dos municípios quanto à força da mortalidade por neoplasmas malignos, segundo principais localizaçoes anatômicas do trato digestivo. Em etapa posterior, procurou-se analisar conjuntamente a mortalidade por câncer das diferentes localizaçoes de trato digestivo segundo município de residência e variáveis representativas das condiçoes sócio-econômicas e do grau de urbanizaçao, álem de indicadores demográficos e do perfil de morbi-mortalidade de cada município. Este objetivo foi atingido através dos procedimentos de Análise Fatorial e de Análise de Conglomerados.

A partir da análise dos dados foi possível constatar que:

40% dos óbitos por neoplasmas malignos ocorridos no Estado do Rio de Janeiro, no triênio 1979-1981, foram devidos a localizaçoes do trato digestivo; a principal localizaçao anatômicas foi o estômago, e os municípios com maiores taxas de mortalidade se concentraram em uma "faixa" ao longo do Vale do Paraíba Fluminense, que se estendeu até o Centro-Leste Fluminense; as posiçoes de destaque ocupadas pelos neoplasmas malignos de estômago e intestino grosso sugerem estar ocorrendo, no Estado, um período de transiçao dos padroes tumorais; existe uma semelhança na distribuiçao geográfica da mortalidade por câncer de fígado e da hepatite; as maiores diferenças encontradas foram entre Capital e Interior, em relaçao aos tumores de cólon e reto; o Estado foi di

More related