Estudo em pacientes portadores de aparelho ortodôntico, correlacionando os índices de placa e gengival, à escovaçäo dental, e com bochechos de fluoreto de sódio, e com cloreto de cetilpiridíneo
Publication year: 1989
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
O trabalho foi realizado, utilizando uma amostra de pacientes do curso de Pós-Graduaçäo em Ortodontia do Instituto Metodista de Ensino Superior, brasileiros, leucodermas, de ambos os sexos na faixa etária de 10 anos a 22 anos e 8 meses, com idade média de 14 anos e 11 meses, com dentiçäo permanente, portadores de maloclusäo de Classe I e Classe II de Angle. A amostra avaliada somou 60 pacientes, sendo estes orientados e supervisionados para executar a técnica oblíqua de escovaçäo. Esta foi dividida em três grupos de 20 pacientes. O 1§ grupo realizou apenas a escovaçäo; o 2§ grupo, escovaçäo associada a bochechos diários com fluoreto de sódio a 0,05 por cento e o 3§, escovaçäo mais bochechos diários com soluçäo de Cepacol 1:4.000. Durante a pesquisa foram realizadas cinco avaliaçöes, sendo a primeira, uma semana após a colocaçäo do aparelho ortodôntico fixo; a segunda, seis meses após a primeira mediçäo; a terceira, um ano após a primeira mediçäo; a quarta, um mês antes da remoçäo do aparelho ortodôntico e a quinta, um mês após a remoçäo total do aparelho. Essas avaliaçöes tinham a finalidade de verificar as alteraçöes ocorridas no índice de placa, segundo Silness & Loe e no índice gengival, segundo Loe & Silness, ambos por nós modificado, durante o transcorrer do experimento.