O lugar do biológico e do social na morbimortalidade perinatal: estudo de caso em amostra de parturientes e recém-nascidos atendidos em hospitais de Säo Luis do Maranhäo

Publication year: 1991
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Partindo de hipóteses básicas onde o processo saúde-doença no período perinatal apresenta-se por um lado, como expressäo de condiçöes particulares as quais famílias estäo submetidas, de maneira diferencial, na funçäo de sua descriçäo de classe e, por outro, como expressäo da articulaçäo de um conjunto de condiçöes biológicas e sociais em permanente relaçäo, o presente trabalho procura, em uma amostra de parturientes e recém-nascidos de hospitais de Säo Luis do Maranhäo, refletir sobre o assunto. Conclui pela pertinência do emprego do conceito sociológico de classe social ao estudo de eventos perinatais que, articulado e esquemas teóricos mais elaborados do campo da Perinatologia, permite ampliar o nível de explicaçäo do fenômeno.

More related