Avaliaçäo da eficácia da vacina anti-meningocócia BC no Rio de Janeiro: um estudo caso-controle

Publication year: 1993
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola Nacional de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Em maio e julho de 1990, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro realizou ampla campanha de vacinaçao contra a Doença Meningocócia do sorogrupo B, com a vacina de origem cubana, objetivando uma reversao na tendência de aumento progressivo da incidência desta doença na Regiao do Grande Rio. Aproximadamente 1.600.000 crianças, com idade entre 6 meses e 9 anos, receberam as duas doses da vacina. A vacina cubana foi desenvolvida a partir de complexo proteico de membrana externa de meningococo B, conjugado com polissacarídeo capsular do sorogrupo C, com alto poder imunogênico demonstrado tanto em estudos experimentais, quanto em estudos observacionais realizados em Cuba desde 1987. Esta vacina foi capaz de conferir proteçao efetiva contra diversos sorotipos de Neisseria meningitidis B, segundo avaliaçoes feitas naquele país. Para avaliar a eficácia de campo da vacina cubana no Rio de Janeiro, desenhou-se um estudo caso-controle nao pareado, com amostragem longitudnal de casos incidentes registrados no perído dos primeiros doze meses após a aplicaçao da segunda dose. O estudo foi realizado no Instituto Estadual de Infectologia Sao Sebastiao, da SES-RJ, centro de referência para diagnóstico e tratamento de todas as formas de meningites. Durante o período foram incluídos no estudo 230 casos de Doença Meningocócia, sendo 157 do sorogrupo B e 232 controles com outras meningites de etiologias determinadas, internadas concomitantemente aos casos. Para obtençao de dados, como o estado vacinal e outros, foram realizadas entrevistas com o responsável pela criança durante o acompanhamento na enfermaria.

Os resultados foram analisados segundo a influência dos fatores:

idade na época da vacinaçao, sexo, local de residência, número de contactantes domiciliares, frequência à creche, frequência à escola, período de tempo após a vacinaçao, forma clínica, critério diagnóstico, sorogrupo, número de doses e comprovaçao da informaçao oral sobre as doses recebidas. As estimativas de eficácia vacinal foram calculadas por metodologia sem ajustamento (bruta), com ajustamento univariado (Mantel-Haenszel) e com ajustamento multivariado através de regressao logística incondicional. A estimativa de campo para o efeito protetor direto de duas doses de vacina cubana foi, em média, de 57.7% (IC=31.3%; 74.0%) e 54.1% (IC=20.0%; 73.6%), segundo a avaliaçao com todos os casos e com os do sorogrupo B, respectivamente, após o ajustamento por regressao logística às variáveis idade na

More related