A questäo epidemiológica e a capacidade de resposta dos serviços de saúde bucal no Brasil

Publication year: 1992
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Dedica-se, inicialmente, ao estudo das condiçöes de desenvolvimento brasileiro nas áreas econômica e social, retratando a forte crise que caracterizou os anos oitenta. Após examinar o sistema geral de atençäo à saúde, analisa o aparelho prestador de serviços odontológicos e os gastos em saúde geral e em saúde bucal para o ano de 1989.

A questäo epidemiológica é vista sob a ótica de cinco indicadores principais:

ataque pela cárie dental, doenças periondontais, necessidade e uso de próteses totais, edentulismo e procura de atendimento, estimando-se médias, percentuais e valores totais idade por idade para a populaçäo de 5 a 79 anos. O estudo dos programas e políticas setoriais engloba as iniciativas de nível central e regional, as açöes preventivas e dois temas relacionados à saúde oral: o consumo e produçäo de açúcar e o modelo de ensino elementar. Apresentaram-se sugestöes para estruturaçäo geral do sistema de atendimento odontológico com ênfase em sub-sistemas de prevençäo, educaçäo em saúde, atençäo a crianças e adolescentes, cuidados a outros grupos e problemas, vigilância sanitária e epidemiológica, além de propor medidas relacionadas à preparaçäo de recursos humanos, ao financiamento setorial e às linhas de estudos e pesquisas

More related