Efeito da pirazinamida sobre a resposta imune-celular humana

Publication year: 1985
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Mestre. Leader:

A tuberculose (Tbc) ainda é um grave problema de saúde pública. O avanço mais recente no combate a esta endemia é a quimioterapia de curta duraçäo, com associaçäo de rifampicina (RFM ou R), isoniazida (INH ou I), e pirazinamida (PZA ou Z), que por período de 6 meses é täo eficaz quanto os esquemas prolongados conhecidos. A importância da PZA é atribuída à sua atividade "esterilizante", atingindo populaçäo bacilar semi-latente no interior de macrófagos, onde o meio é ácido. Entretanto, os estudos "in vitro" näo evidenciaram atividade anti-bacteriana proporcional à encontrada "in vivo", em nenhum pH observado. A partir disto, elaboramos a hipótese de que a PZA, aliada ao seu poder antimicrobiano direto, apresenta açäo imunoestimulante aumentando a atividade microbicida de macrófagos.

Estudamos os efeitos da PZA sobre a imunidade celular humana através de:

1) evoluçäo da reatividade cutânea a PPD e candidina, em portadores de tuberculose pulmonar (TP) inicialmente näo reatores ao PPD; 2) comparaçäo da transformaçäo linfoblástica basal e da resposta linfoproliferativa em portadores de TP, antes do tratamento e durante a quimioterapia (QT); 3) teste de transformaçäo linfoblástica e observaçäo de resposta linfoproliferativa a mitógenos em células de doadores sadios expostas a PZA "in vitro"; 4) avaliaçäo da atividade microbicida de macrófagos infectados com Leishmania mexicana quando expostos "in vitro" à PZA; 5) determinaçäo do percentual de macrófagos ativados após adiçäo de PZA ao cultivo pelo Teste do NBT ("nitrobluetetrazolium").

Os resultados que podem ser correlacionados com efeito da PZA por apresentarem diferenças estatisticamente significantes säo:

1) proliferaçäo linfoblástica basal aumentada nos portadores de TP em uso da PZA (p < 0,05); 2) reduçäo de 66// do parasitismo intracelular nos macrófagos infectados com L.mexicana em que a PZA foi adicionada à cultura, com número médio de leishmanias por macrófago infectado dimunuído (p < 0,01); 3) ativaçäo dos mecanismos oxidativos de macrófagos (p < 0,05)...

More related