Estudo sobre o medo das doenças transmissíveis entre estudantes de enfermagem

Publication year: 1992
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Verifica se alunos de enfermagem apresentam indícios de mêdo de doenças transmissíveis (DT), e se variáveis como ansiedade, aquisiçäo de patologias pelos alunos ou seus familiares, preconceito e crenças, auto-determinaçäo, stress e experiência profissional, relacionam-se aos alunos pesquisados. Realiza a pesquisa durante o período em que os Ss tinham que cursar a disciplina teórica e prática em Doenças Transmissíveis (EDT). Os Ss säo 168 alunos de enfermagem de 4 faculdades particulares da cidade de Säo Paulo, divididos em 2 grupos: G1 - 98 estudantes que näo tinham cursado a disciplina EDT; G2 - 70 estudantes que tinham concluido esta disciplina.

Utiliza 9 questionários na coleta dos dados:

Idate Traco-Estado; Locus of control (Loc); Lista de Sintomas de Stress; Dados gerais do sujeito; Estado Saúde (ESAU); Preconceito, Crenças e Superstiçöes (PCS); Medo de Doenças Transmissíveis (MDT); Experiência Profissional (EXP); sendo que os 5 ultimos foram elaboradso especialmente para essa pesquisa. Verifica existir uma relaçäo significante entre as variáveis ESAU, MDT, LOC, LOC1 e EXP9 (Voce acha que dispöe de condiçöes técnicas para näo se contaminar no isolamento?), enquanto que as outras variáveis näo se mostram significantes, e que o G1 revela-se com maior indíce de medo que o G2. Conclui que a experiência profissional contribui para diminuir o medo diante de DT

More related