Publication year: 1992
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Os objetivos do presente trabalho säo:
1) obter novos subsídios para a caracterizaçäo dos tipos celulares presentes no mixoma cardíaco (MC), 2) aprofundar o conhecimento sobre sua histogênese, diferenciaçäo celular e forma de crescimento. Säo estudados 13 mixomas em 12 pacientes, num período de 10 anos (9 pacientes do INCOR, um da FMUSP e 1 do SVO); 9 casos säo provenientes de espécimens cirúrgicos e quatro de necropsias. Säo empregados microscopias ópticas convencional, eletrönica de transmissäo, óptica de alta resoluçäo, histoquímica e imuno-histoquímica, com correlaçäo de resultados. Frequências:
0,12 por cento, dentre os espécimens cirúrgicos, 0,0574 por cento, dentre as necropsias e 65,0 por cento, dentre as neoplasias cardíacas primárias benignas. Nove säo mulheres e 3 homens; a média de idades é de 45,2 anos e mediana de 46 anos. Forma de apresentaçäo clínica:
síntomas obstrutivos (66,7 por cento), com destaque para 1 caso (8,3 por cento) com infarto agudo do do miocárdio, como primeiro sintomas; sintomas constitucionais (8,3 por cento), e sem sintomas (16,7 por cento ). A distribuiçäo por sexo, cor, idade e localizaçäo está de acordo com dados de literatura. Säo encontrados 2 tipos macroscópico de MCs:
Nodular (N, 7 MCs), Papilífero (P, 5 MCs) e um caso com forma Mista (M). As formas Ns têm tamanho maior do que as Ps, e a M ocupa posiçäo intermediária. Todos têm localizaçäo intra-cavitária; 12 no átrio esquerdo, principalmente próximo à fossa oval; 1 no átrio direito. Näo há qualquer evidência macroscópica de que sejam trombos. Säo encontrados dois tipos celulares, denominados células estreladas e células "poliédricas", que, pelo seu grau de indiferenciaçäo morfológica e imuno-histoquímica para os seguintes tipos celulares: células indiferenciadas com algumas características de fibrolastos, células endoteliais, células musculares lisas e especial destque para o encontro de glândulas em 2 casos (15, 4 por cento). A diferenciaçäo é irregular, dentro de um dado MC e de MC a MC. Frequentemente é observada tendência para a formaçäo de agrupamentos, especialmente de vasos sanguíneos muito primitivos. Um caso recidivou 12 meses após a retirada da neoplasia original, sem sintomatologia atribuível ao MC, diagnosticado por ecocardiograma de rotina. Apenas 1 caso mostrou comportamento maligno, evidenciado através de metástases infiltrativas em vários órgäos; como infiltrava apenas o tecido imediatamente vizinho às artérias onde se alojavam, os autores concluem que seja neoplasia de baixo grau de malignidade. Em nenhum caso säo observadas evidências microscópicas de que seja trombos...