Tratamento da toxoplasmose aguda linfonodal: avaliaçåo de cinco esquemas terapêuticos incluindo placebo

Publication year: 1982
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Goiás. Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

No presente trabalho foram estudados, de modo aberto, prospectiva e aleatóriamente, 57 pacientes com Toxoplasmose Aguda Linfonodal. O diagnóstico foi firmado em bases clínico-subsidiárias e sorológicas.

Os pacientes foram distribuidos em cinco grupos:

14 receberam placebo, quatro sulfametoxazol/trimetoprin, 10 a espiramicina, 17 sulfadoxina/pirimetamina e 12 a sulfametopirazina. A duraçåo do tratamento em todos os grupos foi de oito semanas e as posologias empregadas foram as habituais para os compostos. Os resultados dos tratamentos foram avaliados através de seguimento clínico e sorológico, possibilitando as seguintes conclusoes: -nåo houve diferenças, quanto à melhora das manifestaçoes clínicas, em quaisquer dos grupos; -os pacientes que receberam placebo negativaram mais rapidamente a reaçåo de imunoflorescência com conjugado IgM (100 por cento no 3§ mês do início do tratamento); -nåo há como se avaliar a eficácia de um regime terapêutico anti-Toxoplasmótico, com base nas reaçoes de imunoflorescência com conjugado IgG, Fixaçåo de Complemento e Hemaglutinaçåo Passiva; -a indicaçåo de se tratar ou nåo a Toxoplamose Aguda Linfonodal deve ser ponderada, pois, em nosso estudo, nåo conseguimos demonstrar efeito benéfico com a terapia específica em quaisquer dos regimes empregados; -foi baixa e sem gravidade a incidência de efeitos colaterais (8,7 por cento); os fenômenos alérgicos foram os mais expressivos mas cederam, sem maiores consequências, com a supressåo do medicamento.

More related