Estudo do perfil epidemiológico dos pequenos produtores agrícolas assentados em Guarantä do Norte/Mato Grosso

Publication year: 1990
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Preventiva to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Ao se pretender estudar o processo saúde-doença dos pequenos produtores agríolas que se dirigem à fronteira agrícola da Amazônia Legal, escolheu-se Guarantä do Norte por apresentar três grupos de agricultores com características próprias: um grupo de posseiros originários de várias regiöes do país; um grupo de gaúchos, antigos pequenos proprietários no Rio Grande do Sul e assentados por uma cooperativa; um grupo de sem-terra com passgem, como arrendatários, pelo Paraguaia e assentados pelo INCRA.

O estudo compreendeu:

1§) Revisäo da literatura - realizada com o intuito de fundamentaçäo teórica quanto às determinaçöes estruturais dos movimentos migratórios e seus reflexos no modo de vida e na saúde destes grupos; se atendo ao avanço do capital no campo, com consequente expropriaçäo dos pequenos agricultores originários, principalmente, do Sul e Sudeste do país. 2§) Análise documental - foram estudados documentos elaborados pelo INCRA, cooperativa, Ministério do Interior, organizaçöes näo governamentais, órgäos locais prestadores de serviços de saúde e outros; com a finalidade de se conhecer os modelos de assentamento empreendido e o modo de vida logo após à áréa; 3§) pesquisa de campo - através de questionários semi-aberto, contendo quesitos referentes à reproduçäo biosociocultural destes agricultoes, procurou-se determinar o perfil de reproduçäo dos distintos grupos; 4§) Estudo de mortalidade - a partir das declaraçöes de óbitos, ocorrido desde a chegada à área até dezembro de 1988, para cada grupo populacional, foi possível se traçar perfil de mortalidade para cada grupo; Os resultados encontrados demonstram que, embora estes três grupos sociais sejam teoricamente pertencentes a uma mesma fraçäo de classe social, subproletariado, apresentam perfís de reproduçäo e de mortalidade distintos. Encontra-se relaçäo entre o perfil de reproduçäo e de mortalidade em cada grupo; como também, as condiçöes de sobrevivência de cada grupo, após assentamento, estäo relacionadas à história migratória e ao modo de vida nos locais de moradia anterior

More related