Retardo do crescimento na idade pré-escolar: fatores sócio-econômicos, associaçäo com o estado nutricional na idade escolar e prognóstico do aproveitamento discente no município de Osasco (área metropolitana de Säo Paulo)
Publication year: 1994
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Estuda determinantes e significado do retardo do crescimento na idade pré-escolar. A partir de um Censo de Estaturas envolvendo ingressantes de todas as escolas (públicas e particulares) do Município de Osasco, realizado no início do ano letivo de 1989, foram selecionados casos e controle para a investigaçäo retrospectiva dos determinantes sociais do retardo do crescimento. Classe social, renda familiar per capita, escolaridade do chefe da casa e da mäe, condiçöes de habitaçäo e saneamento foram fatores que se associaram significativamente com o risco de retardo do crescimento. Os índices antropométricos indicativos do estado nutricional atual mostraram-se inferiorizados nos ingressantes com retardo do crescimento. O aproveitamento escolar dos alunos que ingressaram com retardo do crescimento foi inferior ao dos alunos sem retardo