Percepçäo de riscos na ocupaçäo precedendo lesöes do trabalho: um estudo no município de Campinas, Säo Paulo, 1992-1993

Publication year: 1994
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Faz um estudo caso-controle, com 164 casos de acidentes no trabalho aleatoriamente selecionados e 325 controle, entre empregados de empresas privadas ou públicas, com o objetivo de construir e validar instrumento epidemiológico de avaliaçäo da percepçäo de trabalhadores, sobre fatores de risco psicossociais para acidentes do trabalho, onde oito variáveis significativas foram selecionadas, pelo seu poder de discriminaçäo da percepçäo, através de regressäo logística.

Foram consideradas agressoras:

brigas com chefes; presenciar catástrofes nos locais de trabalho; ter sido vítima de agressäo ou violência; haver deixado familiar doente em casa; ser pressionado por policiais ou autoridades por causa de acusaçöes de outras pessoas e ter problemas com a própria saúde.

Foram protetoras:

tempo de trabalho na funcäo e experimentar insatisfaçäo por executar atividades consideradas indesejáveis. Aborda evidências de que a percepçäo individual de pontos chaves nas relaçöes de trabalho está relacionada com fatores que conferem risco e proteçäo aos trabalhadores e estes podem ser obtidos com instrumento epidemiológico adequado

More related