Morbidade hospitalar no município de Maringá-PR, em 1992

Publication year: 1994
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Caracteriza a morbidade hospitalar, analisando uma amostra constituída por 2518 internaçöes de 8 hospitais gerais do Município de Maringá, em 1992, segundo as variáveis: diagnóstico, sexo, idade, procedência, fonte de financiamento, tempo de permanência e tipo de saída, além de análise da concordância entre os diagnósticos registrados nas Autorizaçöes de Internaçäo Hospitalar (AIHs), e os registrados nos prontuários médicos correspondentes.

As principais causas de internaçäo de residentes no Município foram:

as complicaçöes da gravidez, parto e puerpério, doenças do aparelho respiratório, doenças do aparelho circulatório, lesöes e envenenamentos e doenças do aparelho digestivo. A análise da concordância entre os códigos dos diagnósticos das AIHs e dos prontuários quando comparados segundo os capítulos da CID tiveram concordância global de k=0,80 e, segundo os agrupamentos, k=0,76, evidenciando a possibilidade de uso do banco de dados do Sistema de Informaçöes Hospitalares do SUS (SIH-SUS) para o Município de Maringá, levando-se em conta os grupos de diagnósticos e agrupamentos mais freqüentes

More related