A entrevista familiar diagnóstica como instrumento auxiliar no estudo da influência dos psicodinamismos da família em crianças com inibiçäo intelectual

Publication year: 1993
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Analisa um grupo de crianças com queixas de inibiçäo intelectual, a fim de verificar os motivos latentes que estariam determinando tal inibiçäo, uma vez que os testes de avaliaçäo intelectual demonstram um QI normal e näo se constatam problemas maturacionais ou orgânicos. Os Ss säo 10 crianças com queixas de inibiçäo intelectual e 10 com queixas diversas. Utiliza entrevista familiar diagnóstica (EFD), incluida dentro de um processo psicodiagnóstico mais amplo, aplicado em consultório particular.

Verifica nas EFD dos Ss com queixa de inibiçäo intelectual alguns elementos que revelam certos modelos de dinâmicas familiares:

a criança é porta-voz das angústias do grupo familiar, o qual näo permite a expressäo simbólica do tema que a aflige; os pais, narcisicamente envolvidos com suas necessidades, tentam induzir os filhos a um jogo que os livre da situaçäo; alguns pacientes optam pela evasäo frente as dificuldades. A diferença entre os dois grupos está no fato de que os Ss sem inibiçäo intelectual contam, em algum momento da EFD, com um dos pais que dá espaço para o tema proposto pelo filho, evitando a evasäo

More related