A análise neuropsicológica da escrita em cadernos escolares

Publication year: 1993
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Apresenta uma nova modalidade semiológica para a compreensäo das dificuldades encontradas nos portadores de distúrbios específicos de aprendizagem, sobretudo nas sindromes relacionadas com a linguagem: disgrafia, dislexia, (diseidética e disfonética), disortografia e dissintaxia (afasia sintática). Como essas síndromes se refletem na escrita, analisa cadernos escolares por documentarem de forma exaustiva os vários sinais patológicos que se manifestam nas 3 modalidades de escrita: cópia, ditado e redaçäo. Utiliza o método de análise de tarefa (task analysis) procurando correlacionar a escrita a organizaçäo cerebral.

Fundamenta a pesquisa com os seguintes quadros teóricos:

organizaçäo do sistema nervoso; niveis hierárquicos da experiência cognitiva e tipos de aprendizagem, de Myklebust; análise da tarefa: escrita de Luria. Elabora um protocolo de avaliaçäo da escrita em cadernos escolares, onde estabelece uma correlaçäo entre os sintomas e as regiöes cerebrais correspondentes, entre cujas consequências mais imediatas e eficazes está a organizaçäo de propostas terapêuticas de inspiraçäo neuropsicológica

More related