Stress e trabalho do enfermeiro: a influência de características individuais no ajustamento e tolerância ao turno noturno

Publication year: 1994
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Investiga a influência de algumas características individuais no ajustamento e no enfrentamento do stress causado pelo trabalho noturno, considerando as variáveis: traço de ansiedade, padräo de comportamento para o stress, tipo de coping, idade, tempo de formado, tempo de turno noturno, preferência do dia para desempenho de atividades, traços de adormecer e despertar, e disposiçäo para atividades. Os Ss säo 34 enfermeiros do turno noturno, de ambos os sexos, com idade entre 23 a 44 anos, de um Hospital de Säo Paulo.

Observa as seguintes manifestaçöes:

estado de sono atual, estado de ansiedade, estado de saúde e presença de sintomas de stress. Coleta os dados utilizando 9 inventários.

Verifica que:

o estado de sono atual piora à medida que os scores de traço de ansiedade, padräo de comportamento para o stress ou disposiçäo para atividades aumentam; o estado de saúde piora à medida que o score para o traço de ansiedade e o tempo de turno noturno forem maiores; o estado de ansiedade é maior à medida que o score para o traço de ansiedade ou a idade forem maiores; e a presença de sintomas de stress aumenta conforme aumentam os scores para o traço de ansiedade ou para o padräo de comportamento para o stress. Coloca que o stress do turno noturno resulta da interaçäo de fatores ligados ao sono, a cronobiologia, à psicologia e às relaçöes sociais

More related