Exposiçäo ambiental a arsênico em residentes de Lamaräo do Passé: estudo de prevalência em dois pontos do tempo (1982 e 1986)
Publication year: 1989
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal da Bahia. Mestrado em Saúde Comunitária to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Foram desenvolvidos dois estudos de prevalência, em 1982 e 1986, objetivando-se avaliar o processo de concentraçäo de Arsênico nos cabelos de 84 mulheres residentes em Lamaräo do Passé, localidade situada a 4 Km de uma metalurgica de cobre (Caraiba Metais). Através da técnica de espectrofotometria de absorçäo atómica, detectou-se uma média de aumento de 11.0 vezes dos níveis de Arsênico nos cabelos das mulheres estudadas. Näo houve correlaçäo entre a concentraçäo do metal e as variáveis epidemiológicas investigadas (características biológicas, sócio-econômicas e hábitos pessoais). A exposiçäo ambiental ao Arsênico, por parte da populaçäo de Lamaräo do Passé, é decorrente da proximidade da Caraíba Metais, sendo de sua responsabilidade a adoçäo de medidas preventivas para impedí-la e, com isso, evitarem-se sérias consequências para a saúde dos residentes do local. Nesse sentido, säo imprescindíveis uma atuaçäo eficaz do Centro de Recursos Ambientais e a participaçäo de segmentos organizados da sociedade civil, no processo de mudança do quadro observado. É necessário que outros estudos epidemiológicos sejam realizados, para acompanhamento da saúde dos moradores de Lamaräo do Passé