Homeopatia: percepçäo e conduta de clientela de postos de saúde; Säo paulo, SP, 1994

Publication year: 1994
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Serviços de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Trata da percepçäo e conduta em relaçäo à homeopatia, de clientela atendida em postos de saúde da cidade de Säo Paulo. Fornece informaçöes ao serviço público de saúde do Estado de Säo Paulo, para subsidiar o planejamento de programas na área de práticas terapêuticas alternativas. A populaçäo do estudo constitui-se de clientes adultos de postos de saúde da cidade de Säo Paulo. Realiza um "survey" analítico, utilizando amostra de conveniência de tamanho 300.

A amostra foi composta de clientes adultos de seis postos de saúde:

três postos de saúde que oferecem atendimento homeopático e alopático; dois postos de saúde que näo oferecem atendimento homeopático; e um posto de saúde que oferece homeopatia como única especialidade médica. Os resultados revelam que a maioria dos entrevistados é favorável à homeopatia e que as principais fontes de informaçäo sobre homeopatia säo os parentes, amigos e conhecidos. Observa que há desconhecimento da existência do atendimento homeopático em postos de saúde. Usuários e näo usuários de tratamentos homeopáticos acreditam na cura de doenças por homeopatia. O conhecimento sobre homeopatia e o uso de medicamento homeopático parecem influenciar a realizaçäo de tratamento com médico homeopata. O fato de tomar medicamento homeopático e/ou se submeter a tratamento com médico homeopata parecem influenciar a procura de consulta homeopática em posto de saúde. As pessoas de mais idade säo as que mais utilizam medicamento homeopático, embora näo se destaquem na procura de médico homeopata

More related