Supervisäo em psicologia clínica: critérios, condutas e modelos de supervisäo

Publication year: 1994
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Verifica os modelos de supervisäo, formas e critérios de avaliaçäo adotados pelos supervisores de psicologia clínica, além do levantamento de aspectos do perfil deste profissional. Avalia a formaçäo, experiências, critérios, normas, objetivos e base teórica utilizada; analisa ainda o tipo de personalidade, estilo, foco e ênfase de cada supervisor.

Utiliza como instrumentos:

Questionários para Supervisores, Inventário de Estilos de Supervisäo, Questionário sobre Foco e Estilo de Supervisäo e Formulário de Avaliaçäo sobre a ênfase na supervisäo.

Os Ss säo divididos em 2 grupos em razäo do enfoque teórico:

Cognitivo-Comportamental (N=6) e Psicodinâmico (N=12). Os resultados da avaliaçäo subjetiva indicam um perfil de atuaçäo baseado em teorias psicoterápicas e sem qualquer planejamento, apresentando total desconhecimento sobre a ciência da supervisäo. Os Ss divergem significantemente quanto aos critérios de conduçäo e avaliaçäo do supervisionado. Quanto ao estilo, foco, personalidade e ênfase na supervisäo, os instrumentos específicos demonstram uma alta semelhança. Conclui que os modelos de supervisäo utilizados säo ultrapassados, baseados nas teorias psicoterápicas e em experiências individuais de cada supervisor, e uma atuaçäo suportiva com ênfase na área profissional mais sistematizada no modelo Cognitivo-Comportamental do que no Psicodinâmico

More related