Ligas do sistema cobre e alumínio: estudo comparativo da fusibilidade e do ajuste cervical de coroas totais fundidas

Publication year: 1984
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Na atualidade, várias ligas dentais estäo sendo constantemente comercializadas, dentre elas um número crescente de ligas à base de cobre-alumínio. Embora as ligas deste sistema estejam sendo bastante divulgadas, pouco se conhece sobre suas propriedades, principalmente quanto à fusibilidade de ajuste. Assim sendo, este estudo teve o objetivo de investigar: 1) a fusibilidade, em termos de reproduçäo de um padräo de cera em forma de espiral, de três ligas à base de Cu-Al (Idealloy, Duracast MS e Al-cast), diante de dois revestimentos, um aglutinado com fosfato (Hi-Temp) e outro aglutinado com sulfato de cálcio (Cristobalite); 2) o ajuste cervical de coroas totais fundidas, utilizando-se estas três ligas, diante dos dois revestimentos citados; 3) a relaçäo entre a fusibilidade e o ajuste cervical de coroas totais fundidas obtidas com estas ligas.

A metodologia aplicada nos permitiu concluir que:

1) as três ligas variam com respeito à fusibilidade, sendo que com o revestimento Hi-Temp säo obtidos melhores resultados. Com o uso do revestimento Hi-Temp as ligas comportam-se semelhantemente entre si, enquanto que o Cristobalite verificam-se diferenças significantes, sendo a liga Al-Cast a que apresenta maior fusibilidade, seguida pelas ligas Duracast MS e Idealloy. 2) os melhores resultados de ajuste cervical säo obtidos com a liga Al-Cast, seguida pela Duracast MS e finalmente pela Idealloy, em ambos os revestimentos, sendo que com o revestimento Hi-Temp todas as ligas apresentam melhor ajuste. 3) existe uma relaçäo direta entre a fusibilidade das ligas e o ajuste cervical das coroas totais fundidas

More related