Expressäo da citoqueratina em neoplasias de glândula salivar

Publication year: 1994
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Professor Livre Docente. Leader:

A expressäo das citoqueratinas (CKs) 7, 8, 10, 13, 14, 18 e 19 foi estudada em 25 tumores de glândula salivar de linhagem mioepitelial.

Os tumores consistiam em:

oito adenomas pleomórficos, dois mioepiteliomas, quatro adenomas de células basais, seis carcinomas adenóide císticos (2 tubulares e 4 cribriformes), três adenocarcinomas polimorfos de baixo grau de malignidade e dois carcinomas epitelial-mioepitelial. A técnica imunohistoquímica utilizada, da estreptoavidinabiotina, foi realizada em cortes de 3µm de material fixado em formol e incluído em parafina. Antes das reaçöes imunohistoquímicas, o material foi tratado em forno micro-ondas para recuperaçäo de antígenos. Para efeitos comparativos, parte de dois tumores (adenoma pleomórfico e mioepitelioma) foram fixados em metacarne. Os resultados mostraram que as células luminais das estruturas ductiformes de todos os tumores foram positivas para todas as CKs estudadas, à exceçäo da CK 10 e CK 13. As células näo-luminais destas estruturas foram positivas ocasionalmente para a CK 14. As células mioepiteliais modificadas do adenoma pleomórfico e mioepitelioma foram irregularmente positivas para todas as CKs estudadas, sendo que a CK 10 foi positiva apenas em áreas de metaplasia escamosa. As células transicionais do adenoma de células basais, tipo monomórfico, e do adenocarcinoma polimorfo de baixo grau de malignidade foram positivas apenas para as CKs 8 e 18

More related