Proposta de uma classificaçäo antropométrica para a desnutriçäo infantil: diagnóstico coletivo e individual, quantitativo (graus) e qualitativo (aguda/cronica)

Publication year: 1991
Theses and dissertations in Portugués presented to the UFMG. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

É proposto um novo critério de avaliaçäo nutricional antropométrica infantil que, ao contrário dos métodos convencionais näo se utiliza de um marco fixo entre a desnutriçäo e a eutrofia, e que pode ser generalizado para os vários indicadores nutricionais. Para a abordagem coletiva, baseia-se, sucintamente, na quantificaçäo do distanciamento da curva de distribuiçäo de frequência obtida na populaçäo em estudo em relaçäo à curva padräo para eutróficos. Este cálculo, que recebeu o nome de Método da Somatória dos Acúmulos, fornece a prevalência da desnutriçäo na populaçäo estudada, que pode ser subdividida em várias cifras, discriminando o grau da desnutriçäo. Este método, com utilizaçäo proposta para inquéritos epidemiológicos, permite, todavia, a partir de suas premissas, uma abordagem individual do problema, com a classificaçäo da desnutriçäo infantil simultaneamente em 3 graus e 2 tipos (portanto, 6 possibilidades diagnósticas).

Quanto ao grau:

desnutriçäo "leve" para os casos de déficit de peso ou altura de -1 até -2 desvios padräo (entre os percentis 16 e 3), com a ressalva que podem se situar nesta faixa crianças eutróficas: "moderada" para déficit de peso ou altura entre -2 até -3 desvios padräo entre os percentis 3 e 0,1); "grave" para déficit igual ou além de -3 desvios padräo.

Quanto ao tipo:

desnutriçäo "aguda" para aqueles casos com correlaçäo peso/altura igual ou menor que -2 desvios padräo e "crônica" para os casos acima de -2 desvios padräo (limiar no percentil 3 da correlaçäo peso/altura). Em seguida aplicam-se vários métodos antropométricos para o diagnóstico da desnutriçäo em 1000 crianças (750 de uma populaçäo de baixo nível sócio-economico, portanto com uma parcela de desnutridos, e 250 crianças de uma populaçäo de razoável nível econômico e clinicamente eutrófica), estudando-se os indicadores nutricionais peso, altura, correlaçäo peso/altura e perimetro braquial, nos seus diferentes referenciais propostos pelos vários autores. Faz-se a explicitaçäo das vantagens, desvantagens, incoerências e indicaçöes de uso dos vários critérios. Os resultados obtidos nesta pesquisa permitem concluir que o método proposto mostra-se superior aos demais na avaliaçäo nutricional infantil, especialmente no estudo de populaçöes carentes.

More related