Proposta de uma classificaçäo antropométrica para a desnutriçäo infantil: diagnóstico coletivo e individual, quantitativo (graus) e qualitativo (aguda/cronica)
Publication year: 1991
Theses and dissertations in Portugués presented to the UFMG. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
É proposto um novo critério de avaliaçäo nutricional antropométrica infantil que, ao contrário dos métodos convencionais näo se utiliza de um marco fixo entre a desnutriçäo e a eutrofia, e que pode ser generalizado para os vários indicadores nutricionais. Para a abordagem coletiva, baseia-se, sucintamente, na quantificaçäo do distanciamento da curva de distribuiçäo de frequência obtida na populaçäo em estudo em relaçäo à curva padräo para eutróficos. Este cálculo, que recebeu o nome de Método da Somatória dos Acúmulos, fornece a prevalência da desnutriçäo na populaçäo estudada, que pode ser subdividida em várias cifras, discriminando o grau da desnutriçäo. Este método, com utilizaçäo proposta para inquéritos epidemiológicos, permite, todavia, a partir de suas premissas, uma abordagem individual do problema, com a classificaçäo da desnutriçäo infantil simultaneamente em 3 graus e 2 tipos (portanto, 6 possibilidades diagnósticas).