Opiniäo do paciente com insuficiência renal crônica, submetido à técnica de auto-administraçäo de medicamentos orias durante a hospitalizaçäo
Publication year: 1989
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Trata-se de um estudo de assistência de enfermagem através do qual procurou-se verifiacar a opiniäo do paciente renal crônico sobre a técnica de auto-administraçäo de medicamentos orais a pacientes hospitalizados. Para tanto, foram selecionados 32 pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica e que já haviam apresentado internaçöes anteriores. Estes pacientes foram submetidos à técnica de auto-administraçäo de medicamentos orais e foi feito entäo, um estudo sobre três ítens: 1. Conhecimento do paciente sobre a terapêutica medicamentosa antes e após a experiência com a técnica de auto-administraçäo de medicamentos orais. 2. Levantamento sobre o que o paciente achava da técnica de auto-administraçäo de medicamentos orais antes e após a experiência com amesma. 3. Comparaçäo entre a técnica tradicional de administraçäo de medicamentos e a técnica de auto-administraçäo de medicamento orais. Verificou-se que os pacientes apresentaram um aumento de conhecimento sobre a sua terapêutica medicamentosa, mostraram-se favoráveis ao uso da técnica de auto-administraçäo de medicamentos orais durante a hospitalizaçäo, considerando-a como um meio de aprendizagem e preparo para a alta e preferindo-a à técnica tradicional de administraçäo de medicamentos.