A limpeza da regiäo mamilo-areolar: estudo microbiológico

Publication year: 1991
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeiräo Preto to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O presente estudo foi realizado no período de março de 1987 a outubro de 1988, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto - Universidade de Säo Paulo, com parturientes e puérperas, com objetivo de fazermos um estudo microbilógico qualitativo da regiäo mamilo-areolar segundo a limpeza ao amamentar.

Trabalhamos com três grupos compostos por 40 elementos cada:

um que limpou os mamilos antes da amamentaçäo, outro que näo fez limpeza alguma (controle) e o terceiro que fez limpeza antes e após o aleitamento. Colhemos "swabs" da regiäo mamilo-areolar e dados das puérperas, bem como da água que foi utilizada na higiene dos mamilos.

O material foi colhido em três momentos:

na admissäo da paciente, 24 e 48 horas após a primeira mamada. A análise dos dados parece demonstrar um predomínio de bactérias que compöem a flora normal na pele. Assim é que o Staphylococcus epidermidis esteve presente na regiäo mamilo areolar e dedos com 50,83//e 55,28//, respectivamente. O Staphylococcus aureus esteve presente na regiäo mamilo-areolar e dedos com 14,40//e 15,55//, respectivamente. Portanto, a segunda bactéria mais frequente nas regiöes supra citadas, embora em comparaçäo com o Staphylococcus epidermidis, representou um predomínio marcante sobre essa outra bactéria. A presença de outras bactérias nas regiöes citadas foi bem menor em relaçäo às duas primeiras o que näo representou muito em termos percentuais. Uma ressalva se faz ao Streptococcus alfa hemolitico com 3,89//, associados ao Staphylococcus epidermidis no mamilo, e nos dedos apenas 1,94//. Na água as bactérias mais frequentes foram Streptococcus alfa hemolíticos (5,62//); Bacilos gram negativos (4,37//); Pseudomonas aeruginosa (1,25//); Staphylococcus epidermidis (1,25//), respectivamente. Concluímos, portanto, que para os três grupos estudados o microrganismo mais frequente foi o Staphylococcus epidermidis e que do ponto de vista microbiológico tudo leva a crer que näo houve diferença entre os grupos que fizeram limpeza dos mamilos e os que näo fizeram, denotando que este procedimento - Limpeza dos mamilos ao amamentar - é destituído de valor.

More related