Prevençäo da AIDS: percepçäo e conduta sexual de estudantes universitários, no estado de Säo Paulo

Publication year: 1995
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Professor Livre Docente. Leader:

Realizou-se um "survey" analítico para o estudo de percepçöes e conduta sexual preventiva em relaçäo à AIDS, entre 711 estudantes universitários, em três municípios do Estado de Säo Paulo. A amostra foi obtida por critérios de conveniência. Utilizou-se questionário auto-aplicável, estruturado com base em estudo exploratório.

Os estudantes apresentaram as seguintes características:

43,0 por cento eram do sexo masculino e 57,0 por cento do sexo feminino, de idades entre 17 e 32 anos; 65,4 por cento dos homens e 43,9 por cento das mulheres declararam ter tido relaçäo sexual. Os estudantes de ambos os sexos revelaram conhecimentos equivalentes e corretos sobre a transmissäo do HIV. Contudo, 91,3 por cento dos homens e 86,5 por cento das mulheres manifestaram que parceiro sexual conhecido näo transmite AIDS. Quase 90,0 por cento dos homens e mulheres consideraram o preservativo parcialmente seguro ou inseguro na prevençäo da AIDS. A maioria revelou mais medo de contrair AIDS do que confiança nas medidas preventivas. Embora considerando a AIDS uma doença grave, percebem-se medianamente suscetíveis. Entre os que declararam experiência sexual, a maioria näo utilizou, ou utilizou eventualmente o preservativo, nos últimos doze meses. Recomenda-se a realizaçäo de pesquisas sobre fatores humanos associados à AIDS, a fim de fundamentar programas educativos com vistas ao controle dessa epidemia

More related