Diagnóstico pré-natal das malformaçöes congênitas no contexto do sistema de saúde

Publication year: 1995
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Professor Livre Docente. Leader:

Descreve os aspectos sócio demográficos e assistenciais de 1.145 gestantes, atendidas no Setor de Diagnóstico Pré-natal das Malformaçöes Congênitas e Medicina Fetal da Escola Paulista de Medicina no período de agosto de 1988 a julho de 1994.

Estas pacientes apresentaram o seguinte perfil:

apresentar idade abaixo de 30 anos; serem católicas; de baixa escolaridade; multigestas, porém com poucos filhos vivos e que näo haviam planejado a gestaçäo atual, em que pese, estarem conscientes dos riscos para malformaçäo congênitas. O antecedente de filho malformado e idade materna avançada foram os motivos mais freqüentes de encaminhamentos ao setor, que recebeu metade de suas pacientes encaminhadas de outras Instituiçöes. O serviço foi responsável pela assistência pré-natal e ao parto da maioria das gestantes, mesmo para aquelas consideradas de baixo risco. A cesárea foi a via de parto de escolha para estas gestantes, estando associado com melhora da evoluçäo perinatal. Ficou evidente a falta de uma política, em nosso meio, a nível de Saúde Pública, que contemple programas de rastreamento e diagnóstico pré-natal das malformaçöes congênitas

More related