Tuberculose: assistência ou controle? Discussäo sobre a efetividade epidemiológica dos programas de controle baseados no diagnóstico e tratamento de casos
Publication year: 1988
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Debate a efetividade epidemiológica dos programas de controle da tuberculose que, baseados na descoberta de casos e seu tratamento, têm como objetivo reduzir a transmissäo do bacilo e, conseguinte, a morbidade. Os indicadores epidemiológicos utilizados no campo da tuberculose säo analisados avaliando-se suas aplicaçöes, limitaçöes e as relaçöes entre eles. É descrita a dinâmica de transmissäo do bacilo com base em modelos matemáticos compartimentais, assim como os efeitos esperados do diagnóstico tratamento de casos de acordo com essa abordagem. Dados frequentemente citados na literatura, como evidências empíricas da efetividade do programa de controle, säo revistos criticamente. Por outro lado, questiona premissas dos modelos de compreensäo da dinâmica de transmissäo, sobretudo a proporcionalidade entre coeficiente de prevalência de casos bacilíferos e risco de infecçäo, cotejando-as com resultados de estudos empíricos. Discutindo a relevância de outros elementos na determinaçäo do comportamento epidemiológico da tuberculose, conclui que o impacto dos programas de controle baseados em diagnóstico e tratamento de casos na transmissäo do bacilo é apenas marginal, e que comportamento epidemiológico da tuberculose é determinado primariamente pela resitência ao adoecimento, resultado de fatores biológicos e sociais.