A persistência da higiene e a doença mental: contribuiçäo à história das políticas de saúde mental no Estado de Säo Paulo

Publication year: 1989
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Estuda as políticas de assistência ao doente mental no âmbito do Serviço Público do Estado de Säo Paulo. O período coberto vai da fundaçäo do Hospício de Juqueri à década de 80, com ênfase no período 1950-1982. Conclui que a história das políticas de assistência psiquiátrica pode ser lida como história das proposiçöes higiênicas em processo de reformulaçäo e rearticulaçäo. Propöe uma periodizaçäo, com vistas a estudos posteriores com maior nível de aprofundamento: - período 1898-1923 - proposiçöes que remetem à idéia geral de Higiene. - período 1923-1947 - proposiçöes de Higiene Mental americana adaptada às necessidades locais. Proposiçöes semelhantes às da Higiene Social do século XIX e dirigidas ao proletariado urbano. - período 1947 até o presente - retomada dos aspectos psicodinâmicos da Higiene Mental americana e aproximaçäo com a Saúde Pública. A partir da década de 70 substituiçäo da Higiene Mental pelo conceito de Saúde Mental.

More related