Associaçäo entre hanseníase e infecçäo pelo vírus da hepatite B: estudo de caso-controle

Publication year: 1995
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Um estudo de caso-controle para investigar a associaçäo entre a hanseníase e infecçäo pelo vírus da hepatite B (VHB) foi conduzido no período de 1992/93, na cidade de Goiânia, GO, e municípios contíguos. Para o estudo de caso-controle, 552 pacientes de hanseníase de 10 a 70 anos foram incluídos. Os controles (N=552) foram selecionados de indivíduos com ausência de sinais e sintomas sugestivos de hanseníase oriundos da demanda espontânea de ambulatórios de 7 unidades de saúde. Foram coletadas amostras de sangue para detecçäo de marcadores ao vírus da hepatite B pela técnica de ELISA. Entre os participantes, 18,1 por cento dos casos e 19,6 por cento dos controles foram soropositivos ao anti-HBc. A associaçäo da hanseníase e anti-HBc entre casos e controles apresentou "odds ratio" de 0,9 (IC 95 por cento 0,7 - 1,3) para a categoria de multibacilar; 1,0 (IC 95 por cento 0,7 - 1,3) para a de paucibacilar e 1,1 (IC 95 por cento 0,8 - 1,5) para a de provável.

Os resultados mostraram:

(i) prevalências semelhantes dos marcadores de exposiçäo, de imunidade e de estado de portador; (ii) capacidade similar para produçäo de anti-corpos protetores avaliados através dos percentuais do marcador anti-HBs e quantitativamente, através do Indice de ELISA e (iii) baixa probabilidade de persistência da antigenemia mensurada pelo PPI. Em conclusäo, näo houve evidências epidemiológicas de uma associaçäo entre hanseníase e infecçäo pelos vírus da hepatite B

More related