Conceito e práticas de saúde: adequaçäo no trabalho de controle da tuberculose

Publication year: 1996
Theses and dissertations in Portugués presented to the universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Enfermagem to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Tendo por objeto a organizaçäo tecnológica do trabalho no controle da tuberculose, esta pesquisa buscou uma aproximaçäo do modo de ser deste trabalho por compreender suas relaçöes como componentes do movimento de produçäo de saúde, enquanto ele mesmo se torna um guia para a adequaçäo do momento político-social de nossa sociedade. O objetivo foi, entäo, usando o problema tuberculose como ilustraçäo, analisar o trabalho em saúde, tanto na internalidade como na externalidade das relaçöes e estruturas sociais em que se intercala, buscando conhecer as características mais gerais de seus movimentos e interrferir nestes movimentos, de modo a participar da construçäo de uma nova lógica para sua organizaçäo. Lógica esta adequada à lógica imanente das estruturas de açöes da saúde em geral, considerando as condiçöes efetivas por elas postas e que determinam e definem estruturas que expressam a modernidade.

Para alcançar este objetivo foram definidos núcleos temáticos relativos à organizaçäo do trabalho em saúde como proposiçöes às discussöes e análises:

sua própria organizaçäo, seus sujeitos, seus conteúdos, seus produtos e seus limites. O trabalho em saúde e sua organizaçäo säo expressöes do que se presspöe como saúde e suas determinaçöes, portanto a discussäo desteconceito se impôs na sequencia dos estudos, permitindo visualizar este universal concreto como um impulso que se encarna no mundo, nas formas externas do corpo e do ambiente social. Pelo trabalho humano abstrato e pela saúde como um construto, um conjunto de relaçöes que pöe unidade do diverso, foi possível pensar a organizaçäo do trabalho em saúde como uma classe de açöes que se expöecomo unidade, que induz à forma pela qual se estrutura o trabalho de controle da tuberculose em particular. Foi possível pensar esta organizaçäo como um conjunto de relaçöes que se däo entre componentes do que se define como um domínio fenomenal, como um sistema de produçäo e reproduçäo de saúde, componentes que säo as próprias estruturas imediatamente coletivas e universais deste campo de açäo. Esta interpretaçäo da organizaçäo do trabalho em saúde se fez a partir da compreensäo do seu conteúdo tecnológico, tomando os saberes estruturados dentro e ao redor da epidemiologia como múcleo para a compreensäo. Para o alcance dos objetivos, concomitantemente ao aprofundamento das questöes teórico-metodológicas relativas às categorias que se incluem nuclearmente neste estudo, o sujeito, o trabalho e a saúde...

More related