A dimensäo felicidade-prazer no processo de viver saudável individual e coletivo: uma questäo bioética numa abordagem holístico-ecológica
Publication year: 1995
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Pós-Graduaçäo em Enfermagem to obtain the academic title of Doutor. Leader:
A partir de uma consciência que aponta a necessidade de um paradigma para abordagem da vida, desenvolveu-se um estudo qualitativo fundamentado num referencial de enfoque holístico-ecológico. Teve como finalidade apresentar subsídios teóricos-práticos originados no laboratório da vida, que pudessem mediar transformaçöes na abordagem de saúde individual e coletiva dentro de padröes éticos e estéticos de bem viver. Compöe-se de dados da literatura e de uma práxis e de dados atuais de trabalho de campo desenvolvido com brasileiros, residentes no Brasil e nos Estados Unidos, vivendo em diferentes situaçöes, desde o cotidiano até situaçöes de limitaçäo de qualidade de vida em razäo de AIDS, de câncer, de encarceramento em penitenciária ou por ter saído do País. O estudo mostra um processo de conhecimento e compreensäo da realidade centrado na interaçäo Transpessoal e Transcultural com os sujeitos envolvidos. Subsidiado por um conjunto de técnicas específicas, mistura razäo, sensaçäo, intuiçäo, sentimento e mística, integrando Ciência, Filosofia, Tradiçäo e Arte. Através de um processo de Análise-Reflexäo-Síntese dos dados, apresenta o ser humano na tragédia do processo de viver buscando ser feliz e ter prazer a partir de concepçöes da vida privada e da vida pública, buscando ser feliz e ter prazer a partir de concepçöes da vida privada e da vida pública. Apresenta, também: a família, os adultos de forma geral, como responsáveis pelo processo de ser saudável da Criança-Adolescente; as situaçöes de limites na vida como causadoras de outras limitaçöes ou como propulsoras da busca de novas satifaçöes; a felicidade-prazer como o motivo do fazer a vida , consigo mesmo e com outros, nas dimensöes de ser, ter, estar e fazer, ou mesmo apenas de viver; a felicidade-prazer no desejo, no sonho, na recordaçäo, postura, atrvés da relaçäo entre liberdade e responsabilidade individual e coletiva na unidade Ser Humano-Natureza-Cotidiano-Sociedade; a saúde como síntese desse processo.