Efeito do exercício físico submáximo associado à ingestäo de água em diferentes temperaturas sobre a pressäo intra-ocular

Publication year: 1996
Theses and dissertations in Portugués presented to the Faculdade de Medicina da UFMG to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Em diversas áreas da medicina, a prática regular de exercícios bem controlados tem papel importante na prevençäo e tratamento de diferentes doenças. Além disso, é comum a prática de esportes ou mesmo o trabalho em profissöes que envolvem atividade física intensa. Por isso, é frequente que o oftalmologista se depare com pacientes que mantêm um ritmo regular de atividade física, mesmo entre os mais idosos. Verifica-se entäo a importância de se estudar as relaçöes entre a pressäo intra-ocular (PIO) e o exercício. O objetivo do estudo foi analisar o comportamento da PIO nas situaçöes de repouso e exercício físico submáximo na bicicleta ergométrica, associados à ingestäo de água em três diferentes temperaturas. O planejamento experimental obedeceu ao modelo do quadrado latino como esquema básico. A amostra consistiu de seis voluntários do sexo masculino que se submeteram a seis situaçöes de exercício ou repouso associados a ingestäo de água em três temperaturas (10º C, 24º C e 38º C). Em cada situaçäo foram realizadas seis medidas da PIO ao longo do tempo. A análise estatística dos resultados mostrou que näo ocorreram diferenças na PIO relacionadas às diversas situaçöes experimentais de exercício e repouso. Verificou-se diferenças estatisticamente significativas na PIO entre alguns dos tempos de observaçäo, atribuídas à ingestäo de água. O comportamento da PIO näo foi influenciado pela temperatura da água. Questiona-se o papel do exercício físico associado à ingestäo de água no tratamento de portadores de glaucoma, no que tange à sua açäo sobre a pressäo intra-ocular.

More related