Alteraçäo dimensional e porosidade da resina acrílica para bases de dentaduras, em funçäo de variáveis de processamento

Publication year: 1995
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A pesquisa teve o propósito de determinar a alteraçäo dimensional porcentagem e porosidade de resina acrílica para bases de dentaduras.

Para a alteraçäo dimensional as variáveis foram:

1) iniciar a polimerizaçäo imediatamente após a prensagem ou 24 horas após; 2) condensar a resina nas fases borrachóide, plástica e pegajosa; 3) determinar as alteraçöes após desinclusäo, e 2 e 8 semanas após imersäo em água; 4) medidas feitas ao longo de diferentes locais entre dentes. Para o estudo da porosidade foram empregadas as variáveis (1) e (2) e mais as espessuras dos blocos polimerizados (0,5; 1,0; 2,0 e 3,0cm).

Dos resultados foi possível concluir que:

iniciar a polimerizaçäo imediatamente após a prensagem ou 24 horas depois, näo influiu na magnitude da contraçäo, mas a imediata conduz mais facilmente à formaçäo de porosidade; a fase borrachóide näo conduziu a maior contraçäo que a plástica e quanto à porosidade tende a diminuí-la; a imersäo após semanas recupera parte da contraçäo de polimerizaçäo; a contraçäo varia com o local entre dentes; com polimerizaçäo após 24 horas, a manifestaçäo de porosidade é menor

More related