Necessidade de saúde bucal em gestantes dos Núcleos de Saúde em Bauru: conhecimentos com relaçäo à própria saúde bucal e à da criança
Publication year: 1995
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Com o objetivo de avaliar a necessidade de saúde bucal, a prática, o conhecimento sobre a sua própria saúde e a saúde de suas crianças, foi realizada uma entrevista com um grupo de gestantes cadastradas nos Núcleos de Saúde de Bauru, Säo Paulo. A amostra constou de 150 gestantes, com idades entre 13 e 44 anos, com nível sócio-econômico baixos. Várias questöes foram abordadas sobre o que elas entendiam sobre o processo saúde/doença bucal, os meios de prevençäo, cultura popular e gravidez, valor atribuído à saúde bucal, hábitos e práticas de auto-cuidado e busca de tratamento odontológico. Com relaçäo à intençäo das gestantes em saúde bucal da criança, foram elaboradas questöes sobre amamentaçäo, uso de mamadeira, preparo desta mamadeira, importância dos dentes decíduos, cuidados e prática sobre higiene bucal.