Organizaçäo do comportamento de auto-limpeza corporal de machos e fêmeas de Musca doméstica

Publication year: 1995
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Analisa a seqüencia do comportamento de limpeza de 80 Ss machos e fêmeas de moscas (Musca doméstica) selvagens e de laboratório identificando diferenças na sua organizaçäo. Coloca os Ss individualmente no interior de placas de Petri, na fase pré-tratamento e observa-os sem manipulaçäo, por 30 minutos; depois procede a uma manipulaçäo observando-os por mais 30 minutos.

Utiliza as manipulaçöes:

introduçäo de alimento na placa, cobrir a mosca com farinha ou chacoalhar a placa de Petri. Transforma os registros cursivos das sequências comportamentais em matrizes de transiçäo de primeira ordem. Submete os dados obtidos à análise seqüencial através de um método baseado na busca de árvores orientadas, um conceito da teoria de grafos. Mostra os caminhos elementares, em diagramas na forma de árvores e apresenta as relaçöes de associaçäo seqüencial e equivalência entre os comportamentos. Aponta 2 grupos de limpeza, isolados entre si: um com participaçäo das pernas anteriores e o outro com as pernas posteriores. A transiçäo entre os grupos se faz pela locomoçäo, um ato de näo limpeza. As seqüências se mostram estereotipadas, embora identifiquem mais diferenças entre os sexos e entre as manipulaçöes. Sugere que essas diferenças se relacionem com aspectos ligados à reproduçäo e com a natureza do estímulo manipulado. Os resultados säo comparados com os existentes na literatura

More related