Estudo clínico-epidemiológico do cancer mamário da mulher: Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais 1978-1987
Publication year: 1992
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Foi realizado um estudo clínico-epidemiológico, do tipo caso-controle pareado, sobre carcinoma de mama onde foram selecionados 300 casos e 600 controles com idade de 25 a 75 anos. Constatou-se principalmente, que as pacientes procuravam tratamento para cancer de mama em estágios mais avançados, a maioria apresentava tumores maiores, T2 (40,0 por cento) e T3 (32,3 por cento). Os linfonodos axilares se encontravam acometidos em 48,9 por cento dos casos após estudo anátomo-patológico. O tratamento cirúrgico mais empregado foi a mastectomia à Patey (65,7 por cento); sendo que em 11,3 por cento dos casos foi realizado tratamento complementar com hormonioterapia, em 89,7 por cento a radioterapia e 56 por cento a quimioterapia. O tipo histológico mais comum foi o carcinoma ductal invasor e o lobular invasor.