Avaliaçäo da cor dos dentes em funçäo de uma escala comercial

Publication year: 1996
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Professor Livre Docente. Leader:

Utilizando a escala de cores Vita, dois avaliadores tomaram a cor do incisivo central, incisivo lateral e canino de 242 pacientes, sob iluminaçäo natural. Além da cor desses dentes, observou-se a existência ou näo da transparência incisal. Eliminando-se os pacientes cujos dentes apresentavam anomalias de cor, todos os dentes tinham uma cor correspondente no guia de cores da escala Vita. Houve dúvida entre os avaliadores apenas nas cores de baixa saturaçäo.

Os dados obtidos na nossa amostra permitem as seguintes conclusöes:

a) existe um padräo de matiz para os dentes do mesmo paciente: o incisivo central tem, na maioria das vezes, a mesma cor do incisivo lateral; o canino possui uma cor mais saturada. b) a cor amarela é a mais freqüente; com a idade, os dentes tornam-se mais saturados. c) a transparência incisal prevalece no incisivo central e no incisivo lateral, ao contrário do que acontece com o canino, em que prevalece a ausência de transparência incisal; com a idade, diminui a incidência da transparência incisal. d) na cor cinza a ausência de transparência incisal prevalece em todas as idades

More related