A prática do fonoaudiólogo em serviços de atençäo primária a saúde em Säo Paulo: um estudo de representaçöes sociais

Publication year: 1996
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Analisa as representaçöes sociais na prática fonoaudiológica nos serviços públicos de saúde no Município de Säo Paulo, buscando o sentido da prática fonoaudiológica na atençäo entre as representaçöes sociais da saúde. Säo entrevistados 20 fonoaudiólogos que atuam em Unidades Básicas de Saúde no Município de Säo Paulo, da esfera estadual e municipal. Conclui que estäo satisfeitos com a escolha profissional, apesar de se sentirem desvalorizados por outros profissionais da saúde. Fundem os conceitos de comunicaçäo, linguagem e fala, provavelmente decorrente de uma formaçäo fragmentada no que se refere à fundamentaçäo teórica. No que se refere à Saúde e à prática profissional no nível de Atençäo Primária à Saúde, o fonoaudiólogo fundamenta suas açöes em um modelo preventivista.

É necessário refletir sobre sua prática profissional a partir de 2 aspectos:

a integralidade da assistência à saúde e a necessidade de se pautar em concepçöes de saúde mais abrangentes, que fundamentem suas açöes, e repensar sua prática na perspectiva da Atençäo Primária à Saúde, com características únicas e específicas

More related