Estado nutricional e variáveis sócio econômicas na prediçäo da repetência escolar: um estudo em crianças de primeira série em quatro escolas de Belo Horizonte

Publication year: 1996
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Foi desenvolvido um estudo prospectivo concorrente para avaliar a associaçäo existente entre a repetência escolar, estado nutricional e variáveis sócio-econômicas, entre alunos do primeiro ano do primeiro grau, em quatro escolas de Venda Nova, Belo Horizonte. Foram elegíveis para o estudo 699 alunos novatos, sendo que destes, 4,4 por cento se constituíram em perdas para acompanhamento no estudo (transferência ou evasäo). Os alunos foram submetidos a exames antropométricos e acompanhados até o final do ano letivo, quando seu desempenho escolar foi avaliado. Os dados sócio-econômicos foram retirados da ficha de matrícula (preenchida pela escola). A confiabilidade destes últimos foi avaliada através de entrevistas com responsáveis pelas crianças, selecionados através de amostra aleatória simples (n=147), sendo posteriormente calculado o índice Kappa, que apresentou valores entre 0,5667 a 0,8532.

Foi encontrado o seguinte desempenho escolar:

62 por cento dos alunos foram aprovados, 33,6 por cento foram reprovados, 4,2 por cento foram transferidos para outra escola e 0,2 por cento abandonaram a escola. Observou-se, utilizando-se o índice Altura/Idade/Sexo, 7,2 por cento de desnutridos graves e moderados (abaixo do percentil 2,3), 19,5 por cento em risco de desnutriçäo (entre os percentis 2,3 a 10,0) e 71,3 por cento de eutróficos (acima do percentil 10,0). Utilizando-se o índice Peso/Idade/Sexo, verificou-se 3,4 por cento de desnutridos graves e moderados, 12,9 por cento em risco de desnutriçäo e 83,7 por cento de eutróficos.

As seguintes variáveis estiveram associadas à repetência na escola na análise univariada:

índice Altura/Idade/Sexo, índice Peso/Idade, escolaridade da mäe, escolaridade do pai, profissäo da mäe, profissäo do pai, escola em que estuda, com quem reside a criança, renda per capita, renda familiar, sexo, exame médico, número de residentes por domicílio. Tendo em vista a existência de colinearidade entre os indicadores nutricionais e a renda per capita, foram construídos três modelos logísticos para identificar as variáveis independentemente associadas à repetência.

No modelo inicial foram incluídas as seguintes variáveis:

a) Modelo A1 (índice Altura/Idade, escolaridade da mäe, profissäo da mäe, escola em que estuda, com quem a criança reside; b) Modelo A2 (índice Peso/Idade e demais variáveis acima); c) Modelo B (renda per capita, sexo e demais variáveis utilizadas nos modelos anteriores, exceto índices antropométricos)...

More related