Avaliaçäo da funçäo macular e da funçäo dos cones em pacientes com retinose pigmentar por meio de: potencial visual evocado por padräo reverso, potencial visual evocado focal, flicker perimetria

Publication year: 1996
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Avaliar a funçäo da mácula e a funçäo dos cones em pacientes com retinose pigmentar (RP) por meio dos exames de potencial visual evocado (PVE) por padräo reverso (PVE-P) potencial visual evocado focal (PVE-F) e da flicker perimetria (FP).

Método:

O PVE-P realizado foi do tipo steady-state, com uma frequência de reversäo dos quadrados de 6 Hz.

Foram testados cinco padröes diferentes:

160, 80, 40, 20 e 10 minutos de arco. Para a realizaçäo do PVE-F foi utilizada uma iluminaçäo homogênea que compreendia 4,5§ de ângulo visual do paciente. A intensidade de luz era controlada através de filtros de densidade neutra. A intensidade do estímulo sem nenhum filtro era de 14.290 mL. A FP era realizada em ambiente fotópico, com um estímulo de 2§, cuja frequência de piscamento era reduzida até que o paciente percebesse. Estimulava-se o centro (0§), e os pontos periféricos (5§, 10§, 20§, 30§, 40§, 50§ e 60§, no meridiano horizontal, tanto no sentido nasal como no temporal).

Conclusöes:

Em pacientes com RP e AV relativamente preservada, a funçäo da mácula e dos cones pôde ser mensurada pelos exames de PVE-P, PVE-F e FP. Houve uma boa correlaçäo positiva entre a AV e os testes de PVE-P, PVE-F e FP. Houve uma boa correlaçäo positiva entre o CV e o PVE-P. A correlaçäo entre o CV e o resultado do PVE-F e da FP foi fraca. A CAFP do PVE-P teve uma conformaçäo achatada. O gráfico da FP teve uma configuraçäo em montanha. Os cones da retina de pacientes com RP e AV relativamente preservada estavam acometidos em toda a extensäo testada, incluindo a mácula, porém o acometimento foi mais marcante nos cones da periferia do que nos cones da retina central. A funçäo visual remanescente na retina de pacientes com RP e AV relativamente preservada pode ser quantificada pelos exames de PVE-P, PVE-F e FP, permitindo que estes exames sejam incorporados à rotina de avaliaçäo e acompanhamento da progressäo da retinose pigmentar...

More related