Discussäo sobre alguns aspectos metodológicos da pesquisa na área de Medicina Social: o investigador e a instituiçäo como partes da questäo
Publication year: 1996
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Diversos estudos sobre o desenvolvimento da ciência assinalam a natureza humana e social da atividade acadêmica e a influência de características do investigador e da instituiçäo sobre o conhecimento. A tese trabalha com estas questöes no caso específico da Medicina Social e propöe que também nela tal discussäo seja um recurso de vigilância epistemológica, defendido por autores em outros campos. Analisa a criaçäo do sistema de pesquisa e pós-graduaçäo em Medicina Social como parte das mudanças da educaçäo superior, do sistema de C & T e da sociedade, propondo uma interpretaçäo propriamente histórica da constituiçäo da área; discute os impactos sociais e metodológicos da institucionalizaçäo e profissionalizaçäo do trabalho acadêmico. Mostra alguns exemplos de conhecimentos aceitos na área em que o peso do contexto institucional aparece especialmente visível; discute o possível impacto metodológico de certos aspecto do cotidiano da instituiçäo; sugere pequenas mudanças administrativas que teriam impactos metodológicos desejáveis. Recorre ao estudo teórico e histórico e à comparaçäo com as transformaçöes de outras áreas profissionais e acadêmicas; consulta documentos; considera a situaçäo e a história pregressa do autor. Justifica seus procedimentos e busca respaldo teórico inclusive em autores que näo säo referências habituais da área.